Pensamento e atitude

Pensamentos errados e deprimentes têm o poder de limitar a visão e influenciar negativamente nossas atitudes. Uma pessoa carregada de pessimismo provavelmente terá sua praticidade e seus resultados comprometidos. Preocupação, ansiedade e desespero são apenas alguns ingredientes dessa teia que começa na mente, mas que envolve todo o corpo. Aqueles que fundamentam suas ideias apenas em uma perspectiva fatalista e apequenada das circunstâncias facilmente se deixam levar pelas correntes da murmuração e do ressentimento.

Devemos ser prudentes em relação àquilo que permitimos ocupar nosso mundo de pensamentos. Obviamente, isso não significa viver em um mundo cor-de-rosa, em um faz de conta encantado. Todavia, é preciso corrigir o foco para não concentrarmos a atenção apenas no que é ruim. É imperativo enxergar também a beleza que nos cerca, sua singularidade e perfeição, para vivermos bem, com saúde mental, física, espiritual e emocional. Ver os dois lados da realidade, não apenas o que é negativo, abre espaço para o riso, para a alegria e a descontração — habilidades intrínsecas ao ser humano. Ao corrigirmos nossas lentes, podemos ir mais longe, visualizar com mais clareza nossas potencialidades e tudo o que Deus nos provê na caminhada.

Podemos ser realistas, mas com uma disposição mental que tende para o que é bom, para a esperança e para a fé. Se ao nosso redor há dificuldades, dores e injustiça, também há esperança, superação e transformação.

Jesus nos advertiu de que no mundo enfrentaríamos aflições. Sim, elas existem! Mas a instrução do Mestre não parou por aí. Ele nos orientou a ter ânimo, um estado de espírito repleto de coragem e disposição. “Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo” (Jo 16.33, NVT). Mesmo que as circunstâncias ao nosso redor sejam complicadas e turbulentas, devemos enfrentá-las com confiança de que Deus nos ajudará nos embates da vida. Em meio às preocupações inerentes à existência, Jesus nos convida a olhar para as aves do céu e para os lírios do campo, e com isso aprender que Deus cuida de seus filhos com zelo (Lc 12.22-31). Diante dessas lições poderosas deixadas pelo Salvador, o que você poderia fazer para melhorar a qualidade de seus pensamentos? Enxergar tudo pela lente do terror ou da esperança?

Hoje é o dia oportuno para deixar as amarras do pessimismo para trás e dar passos cheios de convicção rumo a um futuro cheio de possibilidades. Aprenda a desfrutar a vida e as pequenas oportunidades que enchem o dia a dia de entusiasmo. Diante de todo o mal que há no mundo, faça o seu melhor e conte com a companhia de Cristo em toda e qualquer situação. Não se entregue àquela postura sempre negativa, mas com boas atitudes e fé, viva cada dia com uma boa expectativa de que o amanhã será ainda melhor. Isso fará bem a você e certamente influenciará as pessoas que estiverem ao seu redor.

Fonte: Mundo Cristão

Anúncios

Fique a vontade para deixar seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s