Paz das cidades: de quem é a responsabilidade?

“Busquem a paz da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a paz de vocês depende da paz dela”. (Jeremias 29.7)

O texto do profeta Jeremias, que escreve aos exilados na Babilônia, liga diretamente a paz do povo de Deus com a paz e a prosperidade das cidades. A paz exposta no texto não é etérea; pelo contrário, está intrinsecamente ligada à paz da cidade onde o povo de Deus habita e vive.  O profeta Isaías, por sua vez, afirma que: “O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranquilidade e confiança para sempre. O meu povo viverá em locais pacíficos, em casas seguras, em tranquilos lugares de descanso” (Isaías 32.17). Tanto o profeta Jeremias quanto o profeta Isaías pregam uma espiritualidade com forte ligação com a cidade onde vivenciamos nossa fé. Os textos nos lembram das duas cidadanias comuns a todos os crentes – a do céu e a da terra.

Este tema não ficou fora da proclamação que Jesus mesmo fez sobre o Reino de Deus. No Sermão do Monte, apresenta sua plataforma para seus discípulos, pela qual eles e elas deveriam ser conhecidos. Em Mateus 5.9, Jesus afirma: “bem-aventurados os pacificadores”. Cada cristão, portanto, será abençoado e abençoador se for um pacificador (promotor da paz), tanto na igreja como na sociedade. 

Se cada cristão assumir com inteireza de coração essa bem-aventurança ensinada por Jesus, podemos fazer uma verdadeira revolução não só nessas cidades, mas em todas as cidades onde Deus nos tem chamado a viver em missão.

Nossa espiritualidade encarnada trará um impacto para nossas cidades. Sonho com o dia em que nossas cidades serão pacificadas porque cada cristão e cada igreja local levarão realmente a sério o mandato de Jesus de sermos pacificadores.

Texto: Wellington Pereira, pastor Metodista 
Fonte: Revista Ultimato / Aliança Evangélica  
Imagem: Projeto AMIGOS na comunidade Ponte Preta em Olinda

Anúncios

Fique a vontade para deixar seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s