Como honrar a Deus com o meu trabalho?

O trabalho é uma benção. Por meio dele o homem tem a possibilidade de usar seus dons e talentos, superar desafios e contribuir de forma significativa para a vida de outras pessoas, seja por meio da partilha do conhecimento ou por oferecer um serviço ético e impecável.

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e o cultivar. Gênesis 2.15. 

Um trabalho realizado com cuidado é um meio de glorificarmos a Deus e testemunharmos ao mundo um estilo de vida pautado pela ética e responsabilidade. O resultado de uma atuação zelosa é exposto na Bíblia em Provérbios 22.29: Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeição? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei. É bom quando o cristão reconhece que suas atividades diárias podem ser um contínuo ato de louvor a Deus, uma expressão dos valores que permeiam sua vida, uma forma de ser “sal e luz” independentemente do local onde esteja, seja na igreja ou no escritório. 
 
É interessante também perceber que Deus em Sua Palavra, a Bíblia, fala claramente sobre o tema “trabalho”. Observe o que está escrito em Efésios 6.5-8: Escravos, obedeçam a seus senhores com respeito e temor. E façam isso com sinceridade como o fariam a Cristo. Não agradem aos seus senhores só enquanto eles estão vigiando, mas, como escravos de Cristo, façam de coração o que Deus quer. Trabalhem alegremente e com dedicação, como se estivessem trabalhando para Cristo, e não para pessoas. Lembrem-se de que o Senhor lhes recompensará cada coisa boa que fizerem, quer vocês sejam escravos, quer sejam livres.
 
Em pleno século 21, nossa situação é bem diferente daquela vivida pelos escravos na antiguidade. Temos benefícios, direitos, conforto e liberdade. Queixas à parte, devemos nos atentar ao princípio das Escrituras: “Trabalhem alegremente e com dedicação, como se estivessem trabalhando para Cristo”. Aqui, cabem algumas perguntas: 

>  Como está o seu trabalho?

> Mesmo quando a situação é desfavorável, você continua tendo Cristo como o destinatário de seus esforços ou você tenta burlar o sistema e entregar um serviço “meia-boca”?

> Você acredita que Deus elogiaria a sua atuação profissional?

Mais importante que o elogio do chefe, o reconhecimento da parte de Deus é o que realmente conta. E, de fato, Ele vê tudo. Lembrem-se sempre do Senhor, o seu Deus, que dá a vocês a capacidade para enriquecer […]. Deuteronômio 8.18.

Amanhã, quando chegar ao local onde desenvolve seu ofício profissional, lembre-se disso: Você está trabalhando para Deus. Por isso, faça o seu melhor! 
Anúncios

Fique a vontade para deixar seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s