Projeto AMIGOS no Córrego do Abacate em Olinda

<em><span style="color: #000000;">Crianças do Córrego do Abacate no futebol comunitário promovido pelo Projeto AMIGOS</span></em>
Crianças do Córrego do Abacate no futebol comunitário promovido pelo Projeto AMIGOS

O Projeto AMIGOS realizou seu primeiro evento social na comunidade do Córrego do Abacate. Um local sem infraestrutura e saneamento, com pessoas vivendo de maneira precária e um grande número de crianças precisando de cuidados. O Córrego do Abacate é uma pequena comunidade com grandes problemas. 

PERFIL: O Córrego do Abacate é uma comunidade no bairro de Águas Compridas, na periferia de Olinda, localizada entre o Alto do Conquista, Alto Sol Nascente e Córrego da Bondade. No levantamento de campo realizado pelos Projeto AMIGOS, foram registradas 96 famílias morando no local (esse número é parcial, muitas casas estavam fechadas no período do levantamento). A média de crianças por família variava de duas a quatro. As casas do Córrego do Abacate possuem fossas, água encanada e luz elétrica, mas sem rede de esgoto. A prefeitura de Olinda iniciou a construção de uma canaleta, mas não concluiu. O córrego possui várias barreiras que podem provocar acidentes durante as chuvas. Casas construídas irregularmente é outro problema. Sem opção de lazer, as crianças utilizam um pequeno espaço no final da comunidade como campo de futebol. Devido ao acesso, a prefeitura faz a coleta de lixo com carro de mão. “Durante o evento social do Projeto, não registramos nenhum ato de violência no córrego, mas havendo informações de moradores envolvidos com roubos e consumo de drogas”, comenta Wellington Nascimento, coordenador do Projeto AMIGOS. Na categoria vida financeira, grande parte dos moradores trabalha, seja em um emprego formal ou informal. A comunidade possui um líder comunitário e um ponto de pregação da Igreja Assembleia de Deus.

VISITAS: O Projeto AMIGOS acompanhou o Córrego do Abacate por dois anos e conheceu de perto algumas famílias. Nesse período o Projeto realizou um campeonato de futebol com as crianças e adolescentes com o objetivo de promover uma recreação saudável no local. Todo o fim de semana, entre 9hs e meio dia, Adson André, parceiro do Projeto AMIGOS, realizou treinos. No final do campeonato, os participantes ganharam medalhas. Nesse mesmo período foi doado alimentos, roupas e brinquedos as famílias.

EVENTOS: O primeiro evento social do Projeto AMIGOS no Córrego do Abacate contou com o apoio da Igreja Batista Missionária (IBM) em Águas Compridas e da Congregação Batista Missionária no Treze. Apesar das limitações devido ao acesso e a segurança do local, no dia 25 de dezembro de 2007, os AMIGOS realizaram dois eventos: um para os adultos e outro para as crianças. Além de brinquedos, as crianças com seus pais receberam um jantar especial. O segundo evento aconteceu um ano depois (25 de Dezembro de 2008). O evento aconteceu em um espaço utilizado pelas crianças o futebol. “O local era um ponto de drogas segundo os moradores. Mesmo com pouca iluminação e acesso complicado, o evento foi realizado. Famílias receberam alimentos e exemplares da Bíblia Sagrada. Mais de 40 moradores marcaram presença”, finalizou Wellington.  

Projeto AMIGOS

Anúncios

Fique a vontade para deixar seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s